Homilia - Missa Pro Eligendo (24/03)
Amado Irmão, Dom Paulo Von-Scherer, decano deste colégio o qual saúdo-o e em seu nome, todo o colégio Cardinalicio.
Saúdo, Dom Gabriel, e em seu nome saúdo todos os Bispos, Padres e Diáconos.
Amada irmã Madu, o qual saúdo todo o povo de Deus!
Bom, por estas palavras realizo uma breve reflexão e venho trazendo, um desejo expresso para a nossa igreja e o nosso pontificado.
Desde o momento em que me fizeram um questionamento, se eu aceitava esta missão, até o momento em que subi na sacada para saudá-los, vi nos olhares dos presentes duas coisas que me infundiram em força: Esperança e Unidade.
Cor unum et anima una. Expressão que vemos no Livro de Atos, representou muito bem este momento. "Multitudinis autem credentium erat cor unum et anima una.", que significa, E a Multidão tinha um só coração e uma só alma, representando a Unidade. A igreja, como o Corpo de Cristo, tende a ser uma só, e com isto, consigo, confiar, que seremos um. Um só povo, indo em direção à Deus. Seguindo seus passos, entoando, sempre, os Hinos de Louvor. Isso, afirma e sempre irá, afirmar, a nossa Fé. E, hoje, o meu dever, junto com os Sacros Colégio é este, manter a Unidade que sempre vivemos! E é isso que eu vim clamar ao povo.
O segundo ponto que exorto, vai em direção, em especial, ao Colégio no qual os Bispos pertencem, sendo eles Cardeais ou não. O episcopado, ele trás um simbolismo complexo ao entendimento, por isso ele é seleto. Escolhido a dedo sobre a capacidade que esta Santa Sé vê e confia em tu. Aos que foram chamado à este grau, deve ter em sua mente que ele não é o primeiro na questão social, de status e sim, é o primeiro em meio ao serviço, a prontidão e a execução do pastorear. Aumenta, de forma radical, a sua percepção sobre o pastoreio, representando pelo Báculo, este cajado demonstra que tu é o Pastor e têm, coloco uma ênfase neste dever, de guiar de forma positiva pelo caminho de Deus! Indo atrás daquele que se perde e o buscando, carregando em seu colo, demonstrando o afeto e o amor sobre aquele que estava perdido. Ou seja, você deve ser menos, ao mesmo tempo que eres mais. É o menor, deve ser o primeiro servo, pois não abandonaste o primeiro ministério que a Santa Igreja o confiou!
Por último, lembro sobre as exortações e de Nossa Sucessão. O Bispo de Roma é o vigário de Cristo, sucessor do apóstolo Pedro. Mas, a primeira comunidade cristã, teve como seus bispos os apóstolos, e da mesma forma que em Atos narra a escolha de São Matias como apóstolo, tomamos por nós, o que ocorreu com ele. É comprovado e levado, que os apóstolos foram escolhendo sucessores para aqueles que partiam, aumentando o número daqueles que haviam sidos eleitos por Jesus. Bom, a sucessão que temos vêm deles e a missão que é confiado a todos, ressalto, TODOS é a mesma que Jesus confiou para eles. Então, como sucessores temos o dever de ir a todos os cantos anunciar o evangelho. E da mesma forma, eu peço isso a todos! Seremos uma Igreja de Missão, levando conosco a Fé e a Verdade que é Cristo!
E nisso eu digo em alto e bom som: Confiar.
Comentários
Enviar um comentário