Homilia para a Missa Pro Eligendo - 23/03/2021



Estimados irmãos Cardeais eleitores e eméritos,
Estimados clérigos e porção de Deus, aqui reunida:
Boa noite, salve Maria e Viva Cristo Rey!

Como Decano deste colégio e presidente desta celebração, é meu dever incluir nesta reflexão, algo que une ao momento que vivemos. Diante a uma imensa falta que sentimos, pelo nosso Emérito Papa, Lucas, temos a felicidade de aguardar um novo papa. A reflexão que hoje trago, é direcionada, em especial aos Cardeais, o quais carregaram uma missão, pesada mas propícia.

Hoje, em especial, venho falar sobre o momento em que vivemos neste presente, a missa de preparação para a Eleição do Romano Pontífice, trazendo a esperança para uma renovação e prosseguimento dos trabalhos efetuados por seu antecessor. De forma específica, voltemos a leitura do Livro do Profeta Isaías. "O espírito do Senhor Deus está sobre mim [...],enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos". O profeta Isaías, remete a Missão que foi lhe confiada, e outrora, hoje será confiada para mais um, em especial, para lhe fazer menos e mais, enviando-lhe para o que precisa e trazendo e proclamando o tempo da graça e da justiça. O pontífice, terá a missão de guardar a fé, e levar a justiça para aqueles que a buscam e padecem com sua sede, deverá ser um homem o qual o Espírito paira sobre e o empurra em missão. Missão está que é confinada em seu coração, levando-o para o mais fundo mar e jogue as redes no mar mais turbulento, mas confiante, de que dali saíram peixes e estes multiplicaram pelas graças de Deus. Que o seu lema seja como refrão do salmo: "Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor"; pois no final, deverá levar e ter consigo o combate Bom, para no final de sua pontificado, respirar e a Igreja dizer, ele combateu o bom combate, teve consigo a fé e proclamou a misericórdia santa de Deus. Afinal, a imagem do pontífice é a imagem de Paz, e segurança, pois por ele o Santo Espírito fala e proclama.

Em fé, és exortado irmão, por Paulo, sua motivação em ver e aceitar, está sobre esta leitura, o qual serão as palavras de todos. Deus sabe o que faz e confia a missão para vós, pois com ele estará. Sobre o Evangelho, uma frase deve estar em seu peito: "O que vos mando é que vos ameis uns aos outros."

Possamos portanto, nesta noite, em torno ao túmulo do Pedro apóstolo, clamar pelo seu sucessor, para que possamos ter hoje um Papa Santo que venha guiar nossa Igreja. Rezem por nós, rezem pelos Cardeais e também pela Igreja: Pois Ela tem a principal imagem de tudo o que celebramos. Reiterando por último a não temermos, como dizia nosso Pp. Emérito Lucas: ''Quem deve temer é quem está fora desta Barca; Quem está dentro, jamais deve-se amedrontar porque não são eles que estão ferindo o próprio Cristo [...]''.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Criação - Rito

Paixão do Senhor + Homilia

Homilia - Entronização | 02.09.2024