Homilia - Missa de Entronização
"No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?". Com esta frase, citada em meio ao Evangelho, eu início esta breve reflexão. Quem o povo diz que é o filho do Homem, uma frase simples de um questionamento profundo, e, que até mesmo nos dias atuais é difícil responder. Os apóstolos disseram que um dos profetas, e Pedro, iluminado pelo Santo Espírito, o qual foi em sua direção e lhe deu a ciência, sabedoria, para responder a pergunta, acabou revelando dois pontos. O primeiro sendo a sua experiência e o segundo sendo a iluminação. E foi por isso que Jesus lhe confiou o título de "Pontifex". "O que ligares na terra será ligado ao céus, e o que desligares na terra será desligado do céu." A ponte que entre o céu e a terra foi dado para ele naquele momento, onde ele tinha a função de exercer esta ligação. Em meio a capela Paulina, em que nós tivemos esta reflexão, e nesta mesma leitura, que se aconteceu na missa que Abria o Conclave, hoje temos duas diferentes. Não é mais para aquele que virá à ser o Papa e sim, para todos nós, uma lembrança do real cobrança que devemos fazer para o Pontífice, no caso, ele mesmo deve estar ciente disso, de que ele esta aqui para religar, construir e desligar barreiras entre Deus e o Homem, demonstrando o seu real amor.
Reafirmo, o que disse na celebração passada: Confiar. Devemos confiar no amor de Deus e na Unidade da Igreja, pois assim, realmente, as pontes serão feitas.
Desejo marcar meu pontificado como aquele que cria pontes, que faz esta ligação. Esta unidade que sempre clamamos e sempre vivemos!
Para encerrar, eu volto a primeira pergunta, e convido um momento de silêncio para refletimos, pelo mesmo sistema em que Deus nos revela. No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? E para mim, como Ele se revela?
Comentários
Enviar um comentário